Tempo, tempo, tempo...



“O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas — mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou"

(Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa)

Hoje farei o meu primeiro post filosófico... Pela primeira vez irei "blogar" no real sentido do que essa palavra possa significar. 

Escolhi falar sobre o final da novela "A Vida da Gente" que, na minha opinião, foi simplesmente perfeito! Me emocionei, porque revelou uma mensagem muito bonita sobre a necessidade de aprendermos com o "tempo", pelo menos, foi o que pude extrair. 

O que eu mais gostei do final da novela foi a semelhança com a realidade, retratou bem a vida real, a vida da gente... Por mais que existisse a torcida pra alguns personagens amadurecerem, progredirem, era nítido que alguns estagnaram no tempo mesmo. Pessoas que envelhecem, mas não amadurecem. São incapazes de mudar seus conceitos, seu modo de agir e encarar as lições que a vida nos dá. São os reprovados da vida, a "corda" deles só desafina e quando pensa em afinar, desafina de novo, parece que nunca irão encontrar o tom certo, uma melodia bonita pra fazer tocar nas suas vidas...

A novela tinha como canção a música de Caetano Veloso,"Oração ao Tempo", que parece trazer, na proposital repetição da palavra "tempo", algo rezado mesmo, como quem ora ao tempo, numa demonstração da nossa pequenez frente a sua grandiosidade.

E você? Está afinando com o tempo? É claro que sim, pois concordo com o poeta Guimarães Rosa que entende que as pessoas estão sempre mudando, afinam e desafinam... Só resta saber em qual "tom" você se encontra no momento e rezar ao tempo pra que ele te ensine a encontrar o seu ritmo ideal!

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria,  aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem!!!"

É com muito prazer que ofereço aos meus leitores, uma reflexão na letra de Caetano Veloso, com vocês:

Oração ao Tempo
 És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...
Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos

Tempo tempo tempo tempo...
Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...
O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...
Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...


 Agora a música pra quem quiser acompanhar: http://www.youtube.com/watch?v=2NUdznkCZ74
http://www.youtube.com/watch?v=2NUdznkCZ74

"Uma música poderosa desenrola-se e você pode contribuir com um verso. Qual será o seu verso?"

Muita luz pra você!

Ana

Um comentário:

  1. Engraçado que depois que a novela acaba, a musica de entrada faz completamente sentido para tudo né?
    O tempo é o grande senhor de tudo mesmo!
    Adoreiiiiiiii!
    Ah e claro, ode ao Grande Guimarães Rosa!

    ResponderExcluir